Como descartar eletrodomésticos corretamente

8 de outubro de 2021
Geral
Jesi Alves

Como descartar eletrodomésticos corretamente

Você sabia que existe uma forma correta de descartar eletrodomésticos? Não se deve colocar na rua para a coleta comum, nem descartar em terrenos baldios.

Abaixo você confere tudo o que precisa saber para descartar corretamente.

A importância do descarte de eletrodomésticos

Temas como reciclagem, coleta seletiva e descarte correto não são atuais. Em muitos países, inclusive o Brasil, já existe processos e leis para descarte correto e reciclagem desses materiais, porém ainda não faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Entretanto, esses temas estão ganhando cada vez mais espaço no meio social, pois temos visto a necessidade de evitar danos ao meio ambiente.

Eletrodomésticos estragados, com defeito, sem uso, são considerados resíduos eletrônicos. Estes resíduos possuem em sua composição metais nicivos de difícil degradação, que podem ser causadores de graves problemas ambientais e de saúde, caso sejam descartados de modo incorreto. Isso significa que não podemos simplesmente “jogar no lixo”.

Em outras palavras, precisamos nos importar com o descarte correto, pois assim estaremos nos importando também com as questões ambientais, sociais e econômicas.

descartar eletrodomésticos

Como descartar?

O descarte deve ser feito de forma organizada. Se houver partes quebradas e pontiagudas, deve-se embrulhar essas partes e etiquetar para que ninguém de machuque.

Caso você ainda tenha a caixa do produto, aproveite para se desfazer desse lixo também guardando o objeto a ser descartado na caixa.

O próximo passo é encontrar um ponto de coleta para esse resíduo. O ideal é que seja um local apropriado para o recebimento de resíduos eletrônicos. Mas, caso na sua cidade não tenha esse estabelecimento, trate como lixo reciclável e entregue para a coleta seletiva do seu bairro.

descartar geladeira
descartar micro-ondas

Onde descartar?

Produtos eletrônicos e eletrodomésticos precisam de cuidados específicos. Por isso, em Curitiba, você pode contar com a Sete Ambiental para a entrega desses materiais. A Sete Ambiental faz a coleta gratuita e a destinação ambientalmente correta desses resíduos.

Saiba mais sobre a Sete Ambiental

A Sete Ambiental atua com serviços de logística reversa de forma segura, responsável e ética. Exerce uma importante função na destinação ambientalmente correta de resíduos sólidos para empresas privadas, setores públicos e pessoas físicas.

Com mais de 7 anos de atuação e capital 100% nacional, a empresa é especialista em logística e manufatura reversa, além de promover projetos sociais sustentáveis, contribuindo para a natureza e a sociedade.

Quer descartar eletrônicos e eletrodomésticos seus ou da sua empresa com a consciência tranquila e com total comodidade? Então, entre em contato com a Sete Ambiental agora mesmo através do e-mail coletas@seteambiental.com.br ou do número de telefone (41) 3085-8389. Você também pode solicitar a coleta dos resíduos através do nosso o formulário de solicitação de coleta online.

Descartando com a Sete você auxilia a economia circular, o meio ambiente e ainda recebe a Nota Fiscal de cidadão consciente.

Veja também esses artigos:
Saiba o que é lixo eletrônico ou E-lixo
Economia circular: Você sabe o que é?
Aumento do lixo eletrônico afeta saúde de milhões de mulheres e crianças

Acompanhe a Sete Ambiental! Instagram | Facebook

Fale com a gente.

Criamos projetos customizados de logística reversa, sob medida para a sua necessidade.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h30.