Economia circular: Você sabe o que é?

22 de janeiro de 2021
Economia Circular
Jesi Alves

Economia circular: Você sabe o que é?

A economia circular é uma mudança em toda a maneira de consumir, é uma forma inovadora de pensar o desenvolvimento sustentável e de gerar valor e riquezas para toda a sociedade.

Produzir, usar e jogar fora? Não! Reduza, reutilize e recicle . O atual modelo econômico linear pode estar chegando ao fim e seu lugar será ocupado pela economia circular .

O nosso planeta é extremamente inteligente! Ele se gere e autorregula em um processo cíclico. O Sol provê a energia e todo o resíduo (“lixo”) de uma espécie é alimento de outra. Isso significa que, tudo nasce, se desenvolve e depois morre para se transformar em energia para o meio ambiente novamente. No entanto, o ser humano tem desequilibrado muito essa balança. Nós deveríamos fazer parte desse ciclo em harmonia. Esse desequilíbrio tem tornado difícil para os serviços ecossistêmicos suportarem ou se recuperarem. Apesar disso, certos estudiosos apontam que a economia circular pode ser uma solução para minimizar o impacto humano no meio ambiente.

O que é economia circular?

Tomando como exemplo o modelo cíclico da natureza, a economia circular apresenta-se como um sistema de utilização de recursos onde prevalece a redução dos elementos : minimizar a produção ao mínimo e, quando for necessário utilizar o produto, apostar na reutilização dos elementos que devido às suas propriedades não podem retornar ao ambiente.

Ou seja, a economia circular prevê o uso do maior número possível de materiais biodegradáveis na fabricação de bens de consumo – os nutrientes biológicos – para que possam retornar à natureza sem causar danos ambientais ao esgotar sua vida útil . Nos casos em que não é possível utilizar materiais ecológicos, o objetivo será facilitar um simples desacoplamento para dar-lhe uma nova vida, reincorporando-os ao ciclo de produção. Quando isso não for possível, será reciclado de forma ecologicamente correta.

economia circular | Sete Ambiental

Vantajoso para todos

Em outras palavras, ao contrário de outros modelos econômicos onde o aspecto econômico prevalece sobre o social ou ambiental, a economia circular representa uma melhoria comum substancial tanto para as empresas como para os consumidores . Empresas que implementaram esse sistema estão descobrindo que reutilizar recursos é muito mais lucrativo do que criá-los do zero. Como consequência, os preços de produção são reduzidos, de forma que o preço de venda também é reduzido, beneficiando o consumidor; não só economicamente, mas também social e ambientalmente.

Princípios da economia circular

Existem dez traços de formação que definem como a economia circular deve funcionar :

  1. O lixo passa a ser um recurso: é a principal característica. Todo material biodegradável retorna à natureza e o que não é biodegradável é reaproveitado.
  2. Segundo uso: reintroduzir no circuito econômico aqueles produtos que não correspondem mais às necessidades iniciais dos consumidores.
  3. Reutilizar: reaproveitar determinados resíduos ou partes deles, que ainda podem funcionar para o desenvolvimento de novos produtos.
  4. Reparação: encontrar uma segunda vida para produtos estragados.
  5. Reciclagem: utilizar os materiais encontrados nos resíduos.
  6. Valorização: aproveitamento energético de resíduos que não podem ser reciclados.
  7. Economia de funcionalidade: a economia circular propõe eliminar a venda de produtos em muitos casos para implementar um sistema de aluguel de mercadorias. Quando o produto cumprir sua função principal, ele retorna para a empresa, que o desmontará para reaproveitar suas peças válidas.
  8. Energia de fontes renováveis: eliminação dos combustíveis fósseis para produção, reaproveitamento e reciclagem.
  9. Eco concepção : considera os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida de um produto e os integra desde a sua concepção.
  10. Ecologia industrial e territorial: estabelecimento de um modo de organização industrial no mesmo território caracterizado por uma gestão otimizada de estoques e fluxos de materiais, energia e serviços.

Benefícios da economia circular

O desenvolvimento da economia circular deve ajudar a reduzir o uso de recursos, reduzir a produção de resíduos e limitar o consumo de energia. Deve também participar da reorientação produtiva dos países. Além disso, esta atividade é geradora de riqueza e emprego (incluindo na área da economia social) em todo o território e o seu desenvolvimento deverá permitir a obtenção de uma vantagem competitiva no contexto da globalização. Ela também pode fornecer aos consumidores produtos mais duráveis ​​e inovadores que proporcionam economia e maior qualidade de vida.

Fonte: economiacircular.org | sostenibilidad.com

Fale com a gente.

Criamos projetos customizados de logística reversa, sob medida para a sua necessidade.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h30.