Eletrônicos que ficam obsoletos em pouco tempo afetam indústria e meio ambiente

27 de dezembro de 2021
Geral
Jesi Alves

Eletrônicos que ficam obsoletos em pouco tempo afetam indústria e meio ambiente

Você já ouviu falar em obsolescência programada?

A obsolescência programada ocorre quando um produto vem de fábrica com a predisposição a se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de uso – geralmente um tempo curto. Esse procedimento, tem agravado cada vez mais a questão do lixo eletrônico. E nesse ano, é possível que a totalidade de lixo eletrônico gerada deva ultrapassar 50 milhões de toneladas.

Eletrônicos obsoletos | Sete Ambiental

Apesar de muito ruim para o meio ambiente, a obsolescência programada é necessária para continuar girando a economia, e para manter as indústrias em funcionamento, bem como seus funcionários em atividade. Porém, há marcas que se aproveitam desse conceito para fazer, cada vez mais, produtos de qualidade inferior.

Tendo em vista os impactos ambientais gerados, é viável que se criem limitações para essa prática, visando diminuí-la significativamente para que a sociedade tenha
tempo de se adaptar às mudanças.

Embora, seja muito difícil acabar com a obsolescência programada, podemos tomar algumas atitudes que minimizem o impacto desse modelo de consumo.

Atitudes que devemos tomar em relação a obsolescência programada:

  • Reflita sobre a sua compra e evite trocar de aparelhos que ainda estejam em boas condições de uso.
  • Informe-se sobre os produtos. Busque informações e avaliações para saber a qualidade e se costuma apresentar problemas recorrentes.
  • Informe-se sobre a garantia. Verifique se o produto tem garantia, qual o tempo de garantia e se há facilidade na reposição de peças e eventual conserto.
  • Descarte os eletrônicos de forma correta. Nunca coloque na rua para alguém levar, ou junto do lixo comum. A melhor maneira é descartar com uma empresa que vai dar o destino correto para cada peça, e fazer com que elas voltem ao ciclo produtivo.

Atendendo a comunidade e sabendo da importância da destinação dos resíduos eletrônicos de uso domésticos, a Sete Ambiental tem um programa gratuito de coleta de lixo eletrônico.

Participe do nosso programa, encaminhe o material para ser reciclado em uma das nossas unidades ou pontos de coleta e receba a Nota Fiscal de cidadão consciente.

Clique aqui e saiba mais sobre obsolescência programada.

Ouça esse podcast da CNN sobre o assunto!

Solicite a sua coleta de eletrônicos gratuitamente com a Sete Ambiental!

Nos acompanhe no Instagram!

Fale com a gente.

Criamos projetos customizados de logística reversa, sob medida para a sua necessidade.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h30.