Saiba o que é lixo eletrônico ou E-lixo

4 de fevereiro de 2021
Geral
Jesi Alves

Saiba o que é lixo eletrônico ou E-lixo

Você sabe o que é Lixo eletrônico ou e-lixo? São produtos elétricos e eletrônicos danificados, quebrados ou sem utilidade por algum motivo que devem ser descartados.

A tecnologia está em constante transformação. Novos equipamentos surgem em ritmo acelerado; mais rápidos, mais práticos e mais modernos. A medida que uma tecnologia é substituída, muitos objetos tornam-se obsoletos e são descartados.

É comum, hoje em dia, trocarmos de celular a cada ano, comprarmos um computador mais moderno, uma TV maior para a sala, eletrodomésticos que facilitam a vida, e vários outros aparelhos eletrônicos que estão presentes no dia a dia.

Quando danificados ou em sem uso, na maioria dos casos, esses produtos são descartados no lixo comum. Porém eles podem ser reciclados, ou seja, pode ser transformado em outras matérias-primas em vez de irem parar em aterros sanitários.

O lixo eletrônico pode ser perigoso?

Diferente do que se pode pensar, manusear ou armazenar aparelhos elétricos e eletrônicos, não é perigoso. Para entender como, é só acompanhar a seguinte lógica: se você transportava esse aparelho sem medo de se contaminar, não seria diferente depois que o mesmo parou de funcionar.

No entanto, esse tipo de material precisa de tratamento especial na hora do descarte. A reciclagem de forma incorreta, ou o desmonte sem o conhecimento necessário, pode trazer prejuízos. Metais nocivos como chumbo, cádmio, níquel, mercúrio, zinco, entre outros, estão presentes em resíduos de eletrônicos. Essas substâncias tóxicas, quando descartadas de forma indevida, são extremamente prejudiciais ao ser humano e aos animais. Podem contaminar o meio ambiente e o solo chegando, inclusive, a lençóis freáticos.

perigo do lixo eletrônico | sete ambiental

O lixo eletrônico também é perigoso para a saúde. Doenças como câncer, problemas respiratórios e até feridas nos órgãos internos podem acometer pessoas que tenham contato direto com as substâncias tóxicas contidas no e-lixo.

Como resolver o problema do e-lixo?

Uma forma simples de ajudar a diminuir esses problemas é não despejar o lixo eletrônico em qualquer lugar. O reaproveitamento de materiais pela reciclagem é capaz de dar um novo destino para os materiais.

Em outras palavras, realizando o descarte correto, ajudamos a aumentar a vida útil desses componentes, auxiliando a economia circular e permitindo alternativas sustentáveis para o lixo eletrônico. Com isso, matérias-primas que antes eram retiradas da natureza, podem ser reaproveitadas de aparelhos que não tem mais utilidade.

É muito importante espalharmos essa informação para que as pessoas tenham conhecimento destes perigos. Preocupação com sustentabilidade e preservação ambiental é ter consciência que, ao poluir o meio ambiente, estamos fazendo mal a nós mesmos.

Saiba mais em nossa página do instagram.

Fale com a gente.

Criamos projetos customizados de logística reversa, sob medida para a sua necessidade.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h30.