Você sabe o que é Logística Reversa?

6 de abril de 2022
Geral
Jesi Alves

Você sabe o que é Logística Reversa?

Você sabia que a logística reversa é muito importante para as empresas e a sociedade?

A logística reversa é uma das soluções criadas para a sociedade evitar as diversas formas de poluição. Devido ao aumento do consumo, tem crescido a quantidade de resíduos sólidos urbanos. Esses resíduos muitas vezes não são gerenciados corretamente. Desperdícios de materiais que podem ser reaproveitados, reciclados ou reutilizados, são comuns e muitos acabam em aterros sanitários e lixões. Por isso, a importância das políticas públicas e corporativas de logística reversa.

Veja também:

O que é logística reversa | Sete Ambiental

A logística reversa, também conhecida como logística inversa, é o ramo da logística que se concentra em devolver produtos que já foram utilizados de volta aos processos produtivos. Ela tem como objetivo, reaproveitar materiais e proteger o meio ambiente.

De acordo com a Lei 12.305/10, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os fabricantes e comerciantes de produtos são responsáveis ​​pela destinação final dos resíduos industriais. Ou seja, quando um produto como esse é descartado de maneira inadequada, significa que alguma empresa está falhando em sua logística reversa.

Conceito de Logística Reversa

O conceito ganhou força a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que traz em um de seus artigos uma definição que ajuda a compreender a importância do conceito.

De acordo com a PNRS, a responsabilidade sobre cada produto cabe a comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, cidadãos e titulares de serviços de limpeza e manejo dos resíduos sólidos urbanos.

Isso significa que a PNRS obriga as empresas a aceitarem o retorno de seus produtos descartados, além de se responsabilizem também pelo destino desses itens. A lei define a logística reversa como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Por tanto, para minimizar a quantidade de resíduos gerados, além de reduzir o impacto do ciclo de vida do produto na saúde humana e ambiental, a responsabilidade pela destinação adequada dos resíduos é da sociedade como um todo: indústria, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e órgãos públicos limpeza e gestão de resíduos sólidos.

O que é logística reversa | Sete Ambiental

Quem precisa da logística reversa?

Analisando todos os benefícios que a logística reversa traz, entendemos que toda a sociedade se beneficia dela, pois a mesma minimiza os impactos causados pelos resíduos gerados pelo nosso consumo.

No entanto, se você for uma empresa, dependendo do setor em que você atua, implantar uma política de logística reversa é uma obrigação. Estamos falando de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

  • Agrotóxicos;
  • Pilhas e baterias;
  • Pneus;
  • Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Ciclo de vida dos produtos

Por trás do conceito de logística reversa está um conceito mais amplo, o “ciclo de vida“. Do ponto de vista logístico, o ciclo de vida de um produto não termina com a entrega ao cliente. Produtos obsoletos, danificados ou inutilizáveis ​​devem ser devolvidos ao fabricante para descarte, reparo ou reutilização adequados.

Do ponto de vista financeiro, no ciclo de vida do produto, além dos custos de aquisição de matéria-prima, custos de produção e custos de armazenagem, existem obviamente outros custos relacionados a todo o processo de gestão reversa.

Do ponto de vista ambiental, esta é uma forma de avaliar o impacto que um produto tem no meio ambiente ao longo de seu ciclo de vida. Essa abordagem sistemática é essencial para planejar o uso dos recursos logísticos para cobrir todas as etapas do ciclo de vida do produto.

Como funciona a logística reversa?

Entender o que é logística reversa e atuar para que ela seja possível é uma responsabilidade compartilhada entre diferentes os cidadãos, o setor privado e os órgãos públicos.

No caso do cidadão, sua função enquanto consumidor é destinar corretamente os resíduos que utilizou nas condições solicitadas e nos lugares definidos pelo sistema de logística reversa. 

Por outro lado, para o setor privado, a responsabilidade é fazer uma gestão ambientalmente correta dos resíduos sólidos. Isso é possível através de ações de:

  • Reincorporação na cadeia de produção (reciclagem ou reuso);
  • Inovações que proporcionem benefícios socioambientais (produtos mais sustentáveis ou descarte consciente);
  • Uso racional de materiais (prevenção de desperdícios e poluição). 

Já para o poder público, a tarefa é fiscalizar todo o processo e definir suas obrigações legais. Ao mesmo tempo, ele compartilha a função de educar e conscientizar os cidadãos ao lado dos demais responsáveis pela logística reversa. 

Conclusão

Definitivamente, pesquisas já comprovaram que a Logística Reversa traz inúmeros benefícios para a sociedade, para o meio ambiente e para as industrias. Empresas que implementam a logística reversa acabam por descobrir que reutilizar recursos é muito mais lucrativo do que criá-los do zero. 

Alguns fabricantes e empresas, que não querem investir em sistemas informatizados que permitam a integração da Logística Reversa ao fluxo normal de distribuição, preferem terceirizar o processo para empresas especializadas, como a Sete Ambiental, por exemplo. Dessa forma, garantem vantagens competitivas com menores custos e melhoria do serviço ao cliente.

Como resultado, a empresa não terá apenas vantagens competitivas, mas também mostrará preocupação com a questão ecológica da Logística Reversa. Quando a empresa investe em sustentabilidade, ela garante bons resultados para o futuro, não apenas para si mas para todos.

Sete Ambiental

Sete Ambiental atua com serviços de logística reversa de forma segura, responsável e ética. Exerce uma importante função na destinação ambientalmente correta de resíduos sólidos para empresas privadas, setores públicos e pessoa física.

____________________

Créditos: Blog Conta Azul

Siga-nos nas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin

Fale com a gente.

Criamos projetos customizados de logística reversa, sob medida para a sua necessidade.

Comece uma conversa

Cadastre-se para começar uma conversa no WhatsApp

A nossa equipe responde rapidamente de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h30.